VERMELHO-SANGUE

Vermelho-sangue é uma fotografia em que retrato os meus pais com rosto, cabelos e pescoço pintados de vermelho. Ela/e estão vestides com roupas ocidentais urbanas, também em tons vermelhos.

A minha mãe é uma mulher nascida e criada no sertão do RN que migrou para São Paulo, onde conheceu o meu pai, um roceiro do interior. Casaram-se, se filiaram a uma igreja evangélica radical, tiveram quatro filhas e uma vida com muita violência e conflitos – o pai reproduzindo um patriarcado do deuteronômio e um tipo de xenofobia contra a mãe sertaneja, que tentava manter uma certa sensibilidade artística e de vida.

Quando os fotografei, havia já quatro anos que o meu pai tinha sofrido um AVC e dependia integralmente de minha mãe. Neste período, ele tinha desenvolvido uma doçura. Eu estava pensando sobre valor e como atribuir valor a uma relação, às pessoas que importam a despeito de seus gestos e condutas. E valor é algo atribuído, está nas camadas que acrescentamos e tem a ver com afeto amoroso. Pintar de vermelho é sinalizar essa camada, torná-la visível e criar um invólucro. Destituídas desse empenho, dessa camada simbólica, talvez as relações significassem menos.  

Esta imagem representa uma vida, um encontro. Para além da violência e do conflito, também é possível reparar no encontro da pele deles nos braços dados, nas mãos entrelaçadas. Há algo nela que abre perguntas.




2015
Fotografia
60 x 60 cm
Impressão fotográfica Giclèe print em Hahnemühle