Amuletos e Talismãs 




Série de objetos produzida a partir de doações de materiais têxteis e de costura, sobras de meu ateliê, frutas da cozinha (tamarindo, limões, cascas de laranja, cajus), pedras comuns e pedras de sal de rocha.

As doações são, em geral, feitas por familiares de pessoas que faleceram, e
há heranças de pessoas falecidas de
minha própria família. São tecidos, toalhas bordadas, botões, caixas de costura, linhas, restos; toda sorte de um tipo particular de quinquilharia guardada durante anos por mulheres que gostam de costura e de trabalhos manuais.

Durante o ano de 2020, quando tivemos que lidar com uma quantidade enorme
de mortes, eu passei a perceber estas peças guardadas em caixas no meu ateliê como preciosidades, pedaços de afetos cristalizados no tempo, vidas encapsuladas na forma de objetos – algo com o qual alguém que já morreu manteve relações fortes de amor, alegria e cumplicidade estética, a ponto de serem guardados por muitos e muitos anos.

Ao juntar algumas partes, eu unia pessoas que não tiveram oportunidade de se conhecer e que, nesse prolongamento inventado, estavam tecendo relações. Prolongamento de uma presença, mas não no mesmo plano; inventei um plano outro, em que existência pudessem ser desdobradas. Foi assim que a camisola de uma tia-avó encontrou os botões da mãe de uma amiga, e a bolsa da família de outra amiga ainda. Integrando as montagens, pedras de sal de rocha.

O sal de rocha é um tipo de cristal minerado em escavações subterrâneas. Ele se forma na ocorrência de um conjunto raro de condições geológicas, quando mares rasos se espalham por extensas áreas de crosta continental e, após longos períodos de evaporação da água, cristalizam em forma de rocha. As pedras de sal usadas em Amuletos e talismãs são provenientes de uma região onde tal formação rochosa data de um período geológico de 96 milhões de anos.

De uso ordinário e culinário, este sal de rocha é um cristal forjado há milhares de anos e é uma pedra viva, que respira e troca umidade com o ambiente. Durante o processo de fatura deste trabalho, percebi que o sal respira com a umidade do ar, alterando as propriedades dos materiais da composição ao oxidar metais, salinizar tecidos e enrijecer linhas; e que, ao colocar as pedras sobre uma mesa ou na parede, esta umidade jorra linhas de água salgada, lágrimas transparentes e quase imperceptíveis a um olhar desatento ou à câmera fotográfica.

Amuletos e talismãs são objetos de poder.



2023

escultura
técnica mista
dimensões variadas materiais têxteis, sobras de
ateliê, frutas, pedras comuns, penas e pedras de sal de rocha